sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TEM AQUELA DO PORTUGUÊS...


Acho que escrevo mal. E você que me dá com sua leitura esse grande prestígio, certamente já deve ter percebido. Amizade conta, né ?! Mas como eu gosto de ficar metendo o bedelho em tudo, acabei percebendo: até que não tão mal assim!

Depois que li na grafia de um livro didático "Espíritu Santo" para falar do estado da região sudeste, eu, que não sou lá tão religioso, evoquei o Espírito Santo e orei pela a grafia correta. Alguns capixabas enfartaram, outros se indignaram. Eu, como ando vendo coisa pior - do tipo "encino médio" numa camisa de uma escola pública em Brazilândia - DF - não me assustei tanto, só dei essa rezada.

O que me irrita é ver um erro sendo propagado por aí. As pessoas levam o erro como piada e com o tempo, quem não entendeu a piada, passa a achar que o errado está certo. Como estou ficando rabugento, cada vez que vejo o vírus sendo transmitido, minha rabugice aumenta.

No Twitter, um valoroso jornalista postou que o o tráfego estava "paralizado" nos dois sentidos. Paralisado fiquei eu ao perceber que depois da soma de 9 + 3 + 4 = 16 anos de bunda nas cadeiras do fundamental à graduação, e possíveis estágios e experiências, o graduado "jornalista" ainda não tenha tido a oportunidade de parar e perceber que a paralisia era sua. Falta de corretor ortográfico deve ser uma M...!

O mesmo vale para o banner da tal pizza "calabreza" pendurado na porta do restaurante. Indigesto. Ainda mais, se acompanhado de muita "mussarela de búfalo" - além de faltar-lhe o "ç" espremeram o pobre animal pensando que era uma fêmea da espécie. 

Mas têm outros. 

Tem um pessoal que gosta de engolir a letra "i". Com a fome saciada, vão à "cabelerera", ao "sapatero", e depois de trabalhar o dia "intero", por meses e meses, querem curtir e compartilhar o Carnaval em "feverero". Dói... 

Tem a turma do paladar afeiçoado ao "r". Comem todos ! É verdade que uma vez ou outra acrescentam um acento para não se dizer que são mal educados (sic) ! Algo como: Vou "sai". Vem me "buscá". Pode "trazê" o documento? 

E assim segue o rato não roendo a roupa do rei de Roma.

A mais nova que tenho visto, e filólogos debruçam-se sobre os livros para entender, é a tal: "chatiada". Varreu a Internet e já estão produzindo até camisetas ! 

Quando vejo, dá vontade de soltar um palavrão, mas depois passa e fico só um pouco chateado. Melhor pedir uma pizza. Portuguesa!

*               *               *

Pessoal, têm novidades no site Clayton Craveiro. Dê uma passadinha lá ! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!