domingo, 22 de março de 2015

"IIIINSPIRA !! EIIINCHE O PEITO DE AR"



Quando moleque o controle remoto não existia e eu ficava em pé diante da tv girando o botão dos canais que parecia um pouco com com o controle do gás das bocas do fogão. Ah, molecada... Estes daí jamais entenderão... 

Bom, normalmente nos horários que eu estava em casa a TV estava ligada nos canais onde passavam desenhos. Os Herculóides, Corrida Maluca, Os Muppets, Papa Léguas, A Liga da Justiça (Supergêmeos: Ativar !!!) Speed Racer e um monte de desenhos que vez por outra repetem nos canais a cabo. Era época do Capitão Asa, TV Globinho com a Paula Saldanha, etc.

Se eu acordasse cedo, antes dos desenhos, fazia um tour pelos canais e encontrava documentários de esporte ou sobre a natureza com a narração do Léo Batista ou do Sérgio Chapelin. Era legal; meio ESPN meio Net Geo. A mente nunca ficava vazia. 

Mas o que sempre me deixava bobo era a uma senhora chamada Yara Vaz que fazia um programa de ginástica; acho que na TV Educativa. 

Ela, acompanhada de duas ou três alunas que usavam bastões para fazer exercícios matinais. Eu ficava ali bobão admirando a "senhora elástica" realizando os exercícios com mais desenvoltura que suas alunas aparentemente 40, 50 anos mais novas que ela. 

"Iiiinspira !!!" Ordenava. " Eiiinche o peito de ar...." - e eu enquanto não dava a hora do desenho, prendia a respiração e cansava só de ver o que ela fazia.

Admirável a senhora Yara Vaz - para quem não conhece, favor não confundir com Iara Vaz na busca do Google. A segunda tirou proveito do nome e trabalha na mesma atividade. Lembrar que um Y faz toda a diferença.

Porque estou lembrando disso?! 

Minha pequena chegou agora para mim, pedindo a ajudá-la a fazer uns exercícios da fono. Alguns pediam para inspirar e falar algumas palavras soltando o ar, outros, inspirar e emitir alguns fonemas. Lembrei do aquecimento vocal do cantor Edson Cordeiro: "Si - Fu- Si- Fu - Si - FU..."

O último exercício é em pé, inspirando e levantando os braços e expirando soltando o ar lentamente. Era minha chance:

Iiiinspira !! Eiiinche o peito de ar... Iiisso ! Sem sofrimento !!!

Na terceira vez quem precisava de ar era eu.

Quem nasceu para sedentário nunca chega a Yara Vaz...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!