segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SOBRE O ENSINO PÚBLICO ATUAL



Quando tentei passar no vestibular do antigo Cesgranrio há muuuuito tempo, conversei com alguns professores sobre a decadência progressiva do ensino público, que já era sentida desde então. Todos foram categóricos em afirmar que as políticas públicas implantadas a partir dos anos 70 com a adoção das provas de múltipla escolha foram o primeiro passo para a deterioração do ensino, e que isto foi proposital, para desestruturar movimentos estudantis reduzindo a qualificação para uma modelo cada vez pior e que valeria para os antigos primeiro, segundo e terceiro graus. Lembro que nessas conversas era citado constantemente uma espécie de exportação do "modelo Cesgranrio" para o Chile depois de 1973. Sempre citado o nome de Carlos Alberto Serpa, que foi para o Chile implantar o tal modelo na "Era Pinochett". E o assunto acaba caindo na política e no poder mais uma vez. 

Hoje o modelo de escola pública onde critérios de aprovação como presença em sala  já garantem pontos para a média, não é parâmetro de conhecimento para ninguém, É mais ou menos como se o Tiririca passasse de ano por ter comparecido à aula e não por ter aprendido algo. Estudei em escola particular no que hoje chamamos de ensino fundamental, na pública no que chamamos hoje ensino médio e novamente na particular na formação acadêmica. 

Creio que a história de que escola pública é deficiente é pertinente, e percebo que as razões são múltiplas: qualificação inadequada do professor (veja, isso não é culpa dele!), supressão do conteúdo (Seleções Reader's Digest é fichinha perto dos livros didáticos atuais !!!), estímulo ao aluno, dicotomia social que privilegia os que têm acesso a maior quantidade e qualificação da informação (o mal uso da Internet é um fator - usa-se mais para relacionamento interpessoal do que para busca de conhecimento),... 

Essa lista daria um livro e a fonte do mal, sempre seria a política pública ineficiente e desinteressada do Estado. Aluno de escola pública não dá voto ! Greve de professor de escola pública não para a economia. Por isso  tanto descaso. 

Parabéns de verdade  às escolas públicas que conseguem resultados à fórceps. Mesmo assim ainda estão muito aquém do que é praticado fora do Brasil pelas melhores instituições de ensino. 

Mas... vamos em frente...

13 de outubro - publicado no Facebook - Paty Consciente

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