domingo, 26 de outubro de 2014

ECA !



Hoje, cada um tem seus motivos para votar em quem quiser.

Eu tenho os meus.

Aliás, faço o mesmo tipo de reflexão para cada escolha que eventualmente preciso fazer. Pode parecer brincadeira, mas uso a ECA ! A "Escala Clayton de Aceitação". 

Se passar por determinados critérios entra na minha lista. Ou seja, se eu não tiver motivos que julgue suficientes para para torcer meu narigão e fazer um "ECA", interjeição perfeita, que minha filha usa de vez em quando, digo: "Ok, pode aceitar esta escolha." Esses critérios são avaliados nível a nível. Falei sobre este modo de escolher com um bom amigo na semana passada, quando o assunto eram as escolhas do governador do estado. Mas valem perfeitamente para presidente.

Resolvi fazer um exercício a partir do Governo Federal a que nos submetemos nos últimos anos, desde lá do comecinho do mandato, por entender que se alguém quer permanecer no poder, precisa demonstrar logo de início ao que veio e por não querer receber influência das últimas conquistas midiáticas que a máquina estatal gosta de divulgar próximo a qualquer eleição.

Vamos ao jogo para ver se esse pessoal avança nas fases:

1o. nível - Pratica ou aceita a corrupção ?

2o. nível - É competente na gestão de seu cargo (no caso, o executivo) ?

3o. nível - Existem projetos ou propostas relevantes com as quais eu concorde ?

4o. nível - Suas ações favoreceram ou favorecerão  a todos ou só a um grupo ?


Ih !! Aí ficou complicado para atual comandante da nação diante de quatro anos de má gestão.

Logo no primeiro ano de presidência aceitou goela abaixo e também escolheu uns caras para aquele monte de ministérios que gastam meu rico dinheirinho. Olha a lista que fiz para ver ser ela passaria logo no 1o nível:

Que isso companheiro ?!
Antônio Palocci - Ministro-chefe da Casa Civil do Brasil - o "companheiro" escolhido pela Presidenta Dilma Rousseff, que pediu demissão por ter sido denunciado pela Procuradoria Geral da República por enriquecimento ilícito - seu patrimônio aumentou 20 vezes em 4 anos. 


Acho que o nome disso é nepotismo !
Fernando Bezerra - Ministro da Integração - Um homem de família !!! Empregou filho, tio, irmão, sogro do filho e tio da mulher do filho. O filho, deputado federal, teve liberados 9,1 milhões em emendas em 2011. Hmmm... 


Será que a grana oferecida foi pouca ?!
Mário Negromonte - Ministro das Cidade - chamou companheiros deputados federais para um conversa amistosa, onde ofereceu 30.000 a quem apoiasse politicamente seus projetos. Foi denunciado pelos próprios deputados. 


Hmmm... esses caras não fariam nem a garagem aqui de casa!
Alfredo Nascimento - Ministro dos Transportes - montagem de esquema em sua pasta com base na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. Estas empresa teriam em troca garantia no sucesso das licitações, seriam beneficiados com superfaturamento de preços e teriam liberdade para fazer aditivos, o que também elevava o valor das obras. 


Ninguém presta contas a ninguém nessa casa ?!
Carlos Lupi - Ministro do Trabalho - acusado de liberar R$ 300 milhões em recursos para Organizações Não-Governamentais (ONGs) “apadrinhadas”, sem prestar contas a ninguém. 


ONG's novamente...
Pedro Novais - Ministro do Turismo - uso de dinhero público em despesas pessoais, improbidade administrativa. Seu secretário executivo foi preso pela PF por liberação irregular de verbas públicas para ONG's. 


O Rei da Voz... Ops, não, não !! 
Orlando Silva - Ministro dos Esportes - apontado como beneficiário de um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de convênios de sua pasta com ONGs, pelo policial militar João Dias Ferreira, investigado como integrante do grupo. Houve ainda a acusação do ex-ministro ter estado à frente de um programa governamental, o Segundo Tempo, e que seria destinado a promover a inclusão social mas que, na realidade, teria se transformado em instrumento político-eleitoral, e através do qual, teria firmado contratos, sem licitação, que somaram cerca de R$ 30 milhões, com ONGs ligadas ao partido.


Em defesa da corrupção, chame a Karlinha !!!
Wagner Rossi - Ministro da Agricultura - acusado em licitações fraudulentas na Comissão de Licitação do Ministério da Agricultura. Em uma delas, os licitantes teriam que repassar 2 milhões  para poderem ganhar seus concorrentes. O presidente da Comissão de Licitação, Israel Leonardo Batista, disse que registraria a acusação em ata e a encaminharia à Polícia Federal. Não demorou para que fosse chamado à sala da então coordenadora de logística do ministério, Karla Carvalho, onde recebeu a ordem de não tomar nenhuma atitude. Karla já era, na época, figura de confiança de Rossi. De lá para cá, só subiu na hierarquia da pasta - se tornou secretária executiva do ministério.


Tá bom... Tá bom... Todos esses ministros saíram de suas pastas; ou como disse a chefe suprema, "não vamos tolerar o mau feito". 

Mas segue uma pergunta: ALGUM DELES FOI EFETIVAMENTE PUNIDO ???? ESTÃO PRESOS ???? Ou simplesmente voltaram à vida pública em seus antigos cargos ou remanejados para outros onde permanecem usufruindo do que "conquistaram" ???

1o Nível - NÃO CUMPRIDO !!! 

Nos demais níveis, nem tive o trabalho de pesquisar; é muita coisa para um só eleitor...

Já deu para ver com a escolha dos ministros que as coisas são complicadas. 

Nos últimos tempos, deu para ver no caso confesso da PTrobrás, que além de assinar documentos que comprovam mau uso de dinheiro público, ainda, em primeira ordem saiu em defesa do indefensável. Deu para ver nas últimas semanas que seu projeto para educação se resume ao PRONATEC. Deu para ver durante todo o mandato o programa de mendicância social, chamado Bolsa Família, como suporte eleitoreiro... 

Deu para ver que as argumentações de qualquer defesa acaba numa gagueira nervosa e sem sentido. 

Para mim, já deu o que tinha que dar.

EM QUALQUER JOGO, GAME OVER. PARA MIM, ECA !!!!

Mas como não depende só de mim, cada um que faça suas reflexões na urna. Eu fiz a minha.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!