domingo, 5 de outubro de 2014

ELEIÇÕES, O BRIC A BRAC SONORO DOS ÚLTIMOS DIAS E OUTRAS BOBEIRAS...




Fiquei pouco mais de um mês sem dar as caras por aqui.

Acompanhava a tal "festa da democracia"... Juro que pensei em não escrever nada sobre eleições. Na boa ?! Tô de "pacote" cheio de ouvir os "xiitas e os sunitas" e sua verborragia sem freio. Afinal de contas, se você não escolheu seu candidato não quer dizer que você seja indeciso, despolitizado, alienado ou que precise de minha opinião - não se preocupe: tenha certeza que não vou dar ! Ocorre simplesmente que ninguém é 100% "o alguém" nestas eleições; exceto para os cabos eleitorais (os que trabalham na campanha) ou os vendidos (para estes não preciso dar explicações, não é mesmo?!). 

Aqueles que já fizeram suas escolhas sabem, no fundo que as opções são poucas e que os seus escolhidos de alguma maneira chegarão ao poder ou tentam chegar a ele a partir de alguma negociata, conchavo ou apoio não muito ético. Não me venha dizer que existem candidaturas puras ou lhe chamarei de "Velhinha de Taubaté do século 21". É assim nas Terras de Santa Cruz, desde que Cabral (o navegador!!) lançou âncoras das caravelas. No geral, as pessoas de caráter (e outras nem tanto), estão escolhendo seus candidatos a partir da rejeição, e não porque acreditem fortemente que este ou aquele candidato tenha como capital de voto seu passado ético, mas simplesmente por que entre as possibilidades existentes não sucumbiram à exposição do tiroteio da propaganda adversária.

*          *          *

Quem me conhece ou acompanha este humilde bloguinho todos os dias (até parece que escrevo todos os dias e que alguém me acompanha direto... rsrsrs) sabe o quanto eu curto muito música. Não dou dicas de música (ou política :-P !) para ninguém, mas tenho ouvido nas últimas semanas o álbum de Tom Petty "Hypnotic Eye" e anteontem os dois álbuns lançados simultaneamente do Sr. Prince Rogers Nelson, para os menos informados, o artista conhecido como Prince, com os álbuns "Art Official Age" e "Plectrumelectrum". Coisas em comum: ambos tiveram momentos mais populares em álbuns lançados nos anos 80 e também retumbantes fracassos durante a carreira. Chegaram em 2014 em CD's e vinil, aproveitando uma tendência "revival" deste último formato.

Tom Petty passou quase que a vida inteira na segunda prateleira do rock. Eu mesmo não entendia alguns de seus singles lançados aproveitando-se de alguma situação circunstancial - para mim era uma espécie de "manchetólogo da música", igual aqueles caras que gravam marchinhas ufanistas perto da Copa do Mundo. Algo como fazer música em homenagem aos mortos do 11 de setembro dois dias depois da catástrofe ou de algum assunto do momento qualquer. Era moda, ele tava lá ! Sempre tentando emplacar alguma coisa. 

Dessa vez com "Hypnotic Eye" o cara calou minha boca e me deu um tiro de 12 mm. Álbum de rock sensacional do início ao fim. Destaco "Fault Lines". Um baixo condutor e inebriante com riffs aqui e ali e a voz lamentosa de Petty pensando na vida. Outra "All you can carry" onde em "Tom" confessional alerta: "...Pegue tudo o que você puder carregar/ Pegue o que puder e deixe o passado para trás". Tô ouvindo direto !!

Prince volta com dois bons álbuns. Os mais chegados sabem que sou fã da música do cara. A parte seus desvarios de pop star, o pluri-multi-one man band-genial produtor e instrumentista sempre e em qualquer lançamento, seja o mais fraco deles, brinda seus ouvintes com ao menos uma jóia. Nestes dois casos existem mais. "Art Official Age" em boa parte de suas canções resgata a sonoridade FUNK (assim mesmo, com Caps Lock ativo) dos anos 70 e 80. Tem quem goste, outros não. Mas melhor ouvir black music original, aos remakes como os do "Daft Punk", concorda ?! Mais uma vez o baixote toca todos instrumentos, faz todos os backings vocais - exceto em três canções onde percebe-se a participação de vozes femininas no apoio. Algumas pinceladas ao melhor estilo Funkadelic e George Clinton (quem não sabe do que se trata, oriento procurar - não se arrependerão) como em "Funknroll". Destaque para a climática "U know", com os versos sincopados e sampler adequados à uma dança mais que sensual. Tem ainda "Breakfast can wait" com a assinatura de Prince na fusão de vocal, jazz, R&B e sampler. Ninguém faz melhor! 

Já no álbum "Plectrumelectrum" ele opta por usar um power trio feminino, a banda 3Rdeyegirl, com Hanna Ford, Ida Nielsen e Donna Grantis, respectivamente bateria, baixo e guitarra. A sonoridade muda do vinho para o vinho, como se fosse outra "persona" musical. Deixa os estúdios com os samplers e processamentos de voz, e parte para gravações "no braço" com a banda, abrindo espaço para esta, pois brincar sozinho nem sempre tem graça. Mas jogo não está ganho. O padrão cai um pouco no decorrer do álbum. Entretanto existem bons lances. Um passeio pelo rock, funk, pop. Não há como não gostar da versão Rock da mesma "Funknroll" - isso mesmo, ela voltou em outro arranjo! A música título do álbum é instrumental e entra no clima anos 70 - "Plectrumelectrum" experimenta a guitarra de Prince - pela Rolling Stone ele está 33o. lugar entre os maiores guitarristas de todos os tempos. Roqueiros no geral torcem o nariz, mas eu já vi o cara ao vivo; é fera. Um baixo legal conduz "Boytrouble" onde abre espaço para a banda e ele não participa dos vocais, assim como em algumas outras canções do álbum. 

O primeiro foi bom, esse só achei legalzinho.  

Isso não é dica. Assim como na política, cada um elege quem quiser. São somente minhas impressões sobre dois bons velhinhos em álbuns inegavelmente criativos.

*         *          *

Esta semana postei no Facebook uma foto de uma pizza gigante em um dia e a foto de uma bandeja de salada de frutas no outro dia. 

Tive mais curtidas na pizza ! :-P

 *         *          *
Bizarrices da semana e dúvidas imediatas:

"Mulher deixa germinar batata na vagina para não engravidar." 
O que esta mulher imaginava colher?

"Presidente não pode mentir, isso é desvio de caráter - diz Dilma."
Mas "presidenta" pode, né ?

"Eu voto nele porque ele é da terra." 
Seria o voto minhoca ou o voto avestruz?


Sem saco para fazer o áudio deste texto. Alguém leia para os deficientes visuais, por favor. Semana que vem, quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!