segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O QUE DÁ PARA FAZER NAS PEQUENAS CIDADES?



Quando vou a passeio ou a trabalho a algumas cidades de estrutura e população pequena, tento perceber as suas "vocações". Na maior parte das vezes não consigo; mas é um exercício interessante. 

Perceber se a cultura local e não só o contingente ocioso e consumidor comporta determinados tipos de negócio. Se a cidade ou distrito tem possibilidades de turismo, indústria, comércio, agronegócio, etc.

Talvez a falta de planejamento ou a estratégia inconcebível de aguardar verbas estaduais e federais para manter uma espécie de subsistência política qualquer, faça com que o desenvolvimento desses lugares dependa exclusivamente de negociações políticas e não de ações efetivas de crescimento sustentável. 

Entristece, pois somente a atitude proativa faz crescer. Aguardar investimentos a partir das benesses do estado ou federação não creio ser o melhor para nenhuma cidade.

Talvez pensar a arrecadação a partir do perfil de negócio das pequenas cidades pode ser uma saída. Talvez pensar como empresas privadas possa alavancar o crescimento. Arranjos locais que incluem cidades da mesma região. Pensar como business. É isso: trocar benesses por business ! É o que quero expressar !!!

08 de outubro - publicado no Facebook - Paty Consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!