domingo, 11 de fevereiro de 2018

CALÇAS RASGADAS (da série: PERDENDO AMIGOS)

Desde criança ouço falar do Lula. Antes do apelido virar nome. Lá nos anos 70. A maioria aqui nem era nascida. Havia uma aura de contestação ao establishment e isso era bom. O discurso virulento contra as calças e costas largas do alto empresariado. Um sindicalista sem dedo que demonstrava insatisfação de uma forma diferente. Um punk operário. Alguém que, embora eu percebesse ter uma visão limitada - suas convicções eram voltadas exclusivamente às necessidades dos operários do ABC Paulista - respeitava.
O tempo passou. Lula fundou um partido, virou parlamentar, candidato a presidente derrotado algumas vezes ainda contestando as políticas do Estado no qual estava inserido, até que...
...entendeu o jogo.
Tornou-se o Lula paz e amor. Aí Luís Inácio virou mais um, como sabemos hoje. Navegou no Plano Real depois de contestá-lo. Pelo projeto de poder, alinhavou acordos que beneficiaram cúpulas de empresários, partidos políticos e agregados - exatamente a prática que dizia combater por toda vida pública. Um acordo social que vende uma imagem de socialismo tupiniquim mas suprime impostos de empresários financiando consumo, num capitalismo combatido somente no discurso. Que distribuiu dinheiro entre famílias miseráveis para torná-los pobres orgulhosos cheios de carnês na gaveta e sem saída sustentável de educação de qualidade e oferta de emprego.
Lamento que alguém tenha tido nas mãos um país inteiro pronto para o desenvolvimento econômico e social e preferiu um pacto com o poder e a estagnação.
Hoje, as calças rasgadas do movimento punk viraram uma moda descartável. Sindicalismo virou associação ao conchavo partidário.
Ontem quando a Ministra Carmen Lúcia no STF bateu em um homem que tenta parecer o que poderia ter sido, eu lamento. Não lamento um voto, pois nunca votei nele. Lamento o que poderíamos ser e não somos. Onde poderíamos estar e não estamos.
Lamento não poder botar calças rasgadas sem parecer estar na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!