sexta-feira, 15 de maio de 2015

O HUMOR E O RECRUTADOR


Ultimamente, todas as vezes que algum humorista concede uma entrevista em um programa de tv, fico pensando em processos seletivos. Recrutadores fazem invariavelmente as mesmas perguntas: foi fácil chegar aqui ? Quais foram suas maiores realizações ? Quais suas maiores virtudes ? E seus maiores defeitos ? E bla bla blá... Qualquer ator medíocre passaria com tudo decorado, pelo menos, pela primeira fase. Um dia inventarão recrutadores que não sigam cartilhas.
No caso dos humoristas, depois de meia dúzia de perguntas idiotas, vem a célebre e irritante: qual o limite do humor ?

*****************

PAUSA SAUDOSA: Saudades do Abujamra que invariavelmente questionava três vezes ao final de cada programa a sinuosa: O QUE É A VIDA ? 
Para a mesma pergunta repetida com sua enorme carga dramática, obtinha a resposta do "recrutador", a resposta de "validação", e a resposta desconfortável que o velho provocador queria. Era muito bom. Era muito Abu.


*****************

Para responder ao "recrutador" da tv, se eu fosse humorista, teria o texto decorado, ator medíocre que sou. Diria que cresci vendo Buster Keaton e Chaplin e, já adulto, Rowan Atkinson, enrolando os outros ou se enrolando, sem dizer uma só palavra. Vi uma genial velha surda desabando em um banco de praça. Vi Bud Spencer e Terence Hill fazendo gaiatices no velho Oeste. Vi um senhor chamado Ronald Golias improvisar até a última risada. Assisti M.A.S.H. algumas vezes. Vi o Mussum chamar o Didi de cabeça chata e receber de volta o chamado de "grande pássaro de ébano". Ouvi Costinha, impagável, incorporando "a bichinha" paupérrima. Chico de "Painho", "Véio Zuza" e "Pantaleão". Jô de "Reizinho" e "Gardelon". Gargalhei com tudo do Monty Python e sua versão nacional TV Pirata. Me rendi ao humor do Saturday Night Life e dos dois Jerrys, o Lewis e o Seinfeld. Gastei muitas páginas de MAD. Li e me diverti com Veríssimo, Novaes, Millôr, Flávio Rangel e Ivan Lessa. Percebi o sarcasmo visual dos Caruzo, do Henfil e do Jaguar. Casseta Popular e Planeta Diário, melhores no papel que na tv. Hoje, mesmo com muitas temporadas, me divirto com os Simpsons e South Park sem qualquer constrangimento. Estas eram e são algumas das minhas fontes de riso. Perguntaria de volta: eles se impunham ou se impõe limites?

Propositalmente, não relaciono nenhum humorista da dita "nova geração". Eles ainda trilham seus caminhos. E são bons caminhos.


********************

Nunca fui dodói.

Não há melhor escola de humor que a "adolescência cruel". Lógico, desde que você leia, ouça e aprenda passar por ela sabendo que um trem pode passar também a qualquer momento, e entendendo que há grande diferença entre ter amigos sacanas e conhecidos grosseiros - aliás, esses merecem as "melhores" piadas, desde que você consiga correr mais que eles.

Vejo que o que se pratica hoje, nada mais é do que a boa zoeira adolescente ou aquela da mesa de bar. Só que os assuntos são sérios demais para alguns. Esse é o pior problema: os que não tem humor algum. Os que carregam suas vidas na ponta da faca. Os dodóis têm para todos os gostos: políticos, religiosos, étnicos, "lgbtistas", feministas, machistas, bipolares, narcisistas, depressivos, haters, fascistas, clubistas, swingers, ricos, pobres, bem resolvidos sexualmente, celibatários, onanistas físicos e mentais, otorrinolaringologistas (sempre quis usar isso num texto :-p ), etc.
Limite ? Ultrapasse. 

Schumy...Rubinho...Entendeu,né ?! Hoje sim, ok ?!
Alguns irão praguejar sua alma. Outros podem entrar atirando com capuzes. Outros ainda podem virar processos. Ou seja, tudo depende do quanto você está disposto ou não para os que não gostam de você; se você tem um bom colete à prova de balas; e o quanto sobra na sua conta bancária para depositar em juízo. Tirando isso, pode exercer seu humor à vontade. O humor é empreendedor. Não passa por processo seletivo.


O pessoal de RH vai praguejar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!