quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

QUER BRIGAR ??????


Depois de ver a imagem de uns brasileirinhos (como eu) saindo na porrada no Centro do Rio por causa da Petrobrás, decidi parar para escrever um pouco. 

Brasileirinho, a menos que você tenha um motivo financeiro justo para sair no pau por causa da Petrobrás, acho que você deveria ficar em casa para ver se somente as luzes em uso estão acesas, se a água está entrando na sua caixa, se o caminhão de gás está passando, ou,  caso você seja beneficiado pelo gás que a mesma Petrobrás coloca no seu cano, veja se o fogão está acendendo. 

Ora e bolas, você deve perceber que não está fazendo a menor diferença para os investidores da Bolsa de Nova Iorque que movem ações contra a companhia; você não está fazendo sequer que elas subam na BOVESPA; que o grau de risco no investimento não mudou por sua causa; que não deixaram de terceirizar o serviço para que alguém deixasse de levar algum ; ou, por milagre, aconteceu uma mega-promoção de combustível barato nos postos BR - o que seria realmente interessante. Quem precisa fazer a promoção da companhia, são os “administradores” públicos e privados que levaram ela para um buraco tão fundo quanto o pré-sal. E, mais que a promoção, faze-la sair do atoleiro da corrupção investigada e que acerta em todas as direções do alto escalão. 

Não consigo enxergar de outra forma crises administrativas no executivo, e neste caso de uma estatal de capital aberto, sem olhar pelo viés político. Quem coloca as pessoas dentro da maracutaia, são políticos, brasileirinhos! Exceto nos casos ,não raros, de geração expontânea, ajustando a máxima que "a ocasião comprova o ladrão". Mas não importa Ordem, Família, Gênero ou Espécie. Biologicamente está comprovado que estes seres que você elege de tempos em tempos para levar o “seu”, carregam para esta empresa e demais empresas públicas, indivíduos da mesma espécie, e devem ser responsabilizados pela desordem que há na Ilha de Vera Cruz desde o descobrimento. Como determinadas espécies procriam como Gremlins, devemos deixa-los sem água, sem luz e se possível não dar comida – assim como seus atos costumam fazer conosco.

Antes de ser chamado de “Coxinha” e alguém dizer que fico gritando “Fora Presidenta” como um Mandril enlouquecido de primeira página de álbum, ou que sou “Esquerdinha de Intenet”, esclareço que, para mim, o orifício é ainda mais profundo que o pré-sal e não me enquadro em nenhuma dos dois apelidos depreciativos.

Sei que o problema não é só na Petrobrás, mas em TODOS os organismos vivos e moribundos sob tutela da administração pública municipal, estadual e federal. Então resolvi fazer uma pesquisa bem rasteira (assim como meu texto será chamado por este ou aquele) para colocar minhas referências (espero que passageiras) sobre os “executivos” das três esferas que executam com nossa vida por aí, como um apêndice às minhas divagações. Observo que os outros dois poderes não estão deixando nada a desejar ao primeiro; mas sobre isso eu converso depois. É um bom exercício, deve ser feito de tempos em tempos.

Vamos lá:

O município onde moro sofre por uma gestão ridícula de um representante do PDT em uma coligação com outros dois partidos (PTB / PSC). Não fazem prestação de contas no site da prefeitura há um tempão - último balanço é datado de fevereiro de 2013. Não se sabe qual foi a arrecadação, o destino, o custo de qualquer coisa. A coisa mais patética é uma obra de mais de 160 mil (!!) patacas para fazer um banheiro público no centro da cidade com duas pias e seis sanitários para moços e moças. A população deve se sentir em Dubai ao puxar a descarga nos tronos reais da cidadela. Nunca os números 1 e 2 foram tão caros. 

No estado onde moro, tem um mandato de um novo governador eleito pelo partido da situação até então, o PMDB, com a coligação de um punhado de partidos e partidecos (PP / PSC / PTB / PSL / PPS / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PEN / PSD / SD). O mais descabido na continuidade do governo eleito, mesmo com a divulgação dos números estratosféricos apresentados nas obras da Copa do Mundo de 2014, foi a eleição pelo voto de negação aos demais candidatos das demais coligações. Daqueles mais cotados, não havia ninguém que passasse em branco de escândalos e afins. Sobreviveu aquele de quem se soube menos ou o que tinha a máquina para apoiar na propaganda.

No país onde moro, corrupção atrás de corrupção, permanece uma representante do PT e 38 ministérios estrategicamente distribuídos para abrigar os representantes de uma coligação de outro punhado de partidos (PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB), que conhecemos pela deplorável alcunha de “base aliada”, pronta para dar uma rasteira em quem estiver no seu caminho. Sobre esta, não preciso falar muito, os jornais enumeram sua politicagem nefasta diariamente.

Resolvi ordenar a sopa que mexe, usa e abusa do meu dinheiro suado através da cobrança de impostos. Ordem alfabética para ninguém ficar triste: DEM; PC do B; PDT; PEN; PHS; PMDB; PMN; PP; PPS; PRB; PROS; PRP; PRTB; PSC; PSD; PSDB; PSDC; PSL; PT; PTB; PTC; PTN; SD.

Temos nesse saco a farinha de 23 dos 32 partidos existentes no Brasil. Olhei no mapa e pesquisando um pouquinho, descobri que os outros 9 que não entraram na minha lista formam base para vencedores em outros estados e municípios em mais alianças. Ninguém é puro na hora do coito.

“Onde você quer chegar ?” Pergunta meu fraterno brasileirinho.

Querido, não há ideologia nenhuma no poder. Esquerda ou direita só existe no discurso, meu bom! É só você, sendo enganado pelos palavrório político, ou engajado em sua própria convicção, que não vê que a pulverização dos partidos só serve de base para recolocá-los indistintamente no poder. Os planos de governo e posteriores programas são propaganda para tomar seu “din-din” e deixa-los usar como bem quiserem. Entendeu, papudo?! Para os afetados, dou um exemplo dessa miscelânea. Olha para cima, no parágrafo sobre o estado: o governador eleito deu apoio à presidente eleita e na sua coligação estão partidos que foram opositores no âmbito federal.

“Ah, mas isso é fazer política! Costurar acordos! Isso é a democracia!” 

Não, fofo, isso é um grande negócio! Isso é levantar a SUA bandeirinha ideológica juvenil, a partir do discurso pronto, mastigado de outras bocas, para que se ocupe o poder fazendo exatamente o que todos os outros partidos fazem. É o SEU diploma de burro. Pode pendurar na parede. Observar que, por enquanto, ele é renovável de quatro em quatro anos. 

Você não precisa  da canção do  Cazuza que pede uma ideologia para viver. Do que vem de fora da sua casa, você precisa de comida, educação, bom trabalho, saúde e segurança para almejar conforto e prosperidade.

Então, antes de sair brigando pela rua vestindo camiseta de partido ou não - entenda, um brasileirinho só briga se tiver outro brasileirinho bobo com a mesma vontade - enfia a mão no bolso e veja se o que você tem é suficiente para uma vida digna e se essa briga é de verdade um problema seu, ou ao menos se você está brigando pela coisa ou com as pessoas certas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!