segunda-feira, 17 de maio de 2021

EMPATIA



Assistimos hoje a normalização da morte.

“Ué, não nasce e morre todo dia um monte de gente?” Claro que sim!

Mas pensa comigo: lá do outro lado do Atlântico um país invade o território do outro , manda um punhado de mísseis de última geração, derrubando prédios, aniquilando famílias; homens , mulheres, crianças – em sua maioria esmagadora, civis. E isso para você está bem distante. Parecem imagens de games no noticiário. Coisa deles, lá...

Corta para esse lado do Atlântico. Aqui. Bem aqui no seu país.

Em média 2000 pessoas estão morrendo por dia por uma doença que pode ser combatida com vacina, distanciamento social e uma frívola máscara – e você sabe disso. Mas por duas “estratégias” burras do governo federal e da própria população, não temos nem vacina, nem distanciamento seguro. Você se sente tranquilo assim?

Mas sua indignação é seletiva por coisas estúpidas, como o resultado de realyties, resultado do miss universo (?), na harmonização facial do cantor irrelevante, no discurso para idiotas de um presidente qualquer, na roupa esquisita da cantora, sobre o gênero dela ou dele...  E em todo resto, permanece a sua passividade de manada, obrigado a se apertar no trem do metrô por quem paga por suas horas de vida ou sentado com outros irresponsáveis nas festinhas,... Talvez você tenha deixado isso para lá, porque sobreviver já tá muito difícil mesmo, né?! Até que eu entenderia se você não soubesse de nada sobre o que eu disse antes. 

Talvez você tenha embrutecido ou emburrecido tanto, a ponto de validar genocídios, de não ligar para a perda de pessoas por aí – por motivos que para você sejam absolutamente normais nesses tempos.

Quem sou eu para cagar a regra do que você tenha que pensar ou fazer. Sou só mais um nesse fogo cruzado de bombas, balas e vírus... Mas, se não for pedir muito,  dá uma olhada pra dentro de você e tenta perguntar: se tudo isso fosse comigo ou com alguém próximo de mim, aqui do meu lado, como eu estaria agora? 

 Talvez ainda haja um pouco de empatia escondida aí dentro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!