domingo, 10 de agosto de 2014

PAIS, FILHOS, MÃOS E PÉS

CLIQUE AQUI E VOCÊ TAMBÉM PODE OUVIR: PAIS, FILHOS, MÃOS E PÉS


 Quando nasce um bebê as coisas que eu mais reparo são nos seus pés e em suas mãos.  Proporcionalizam o tamanho do ser. Sua “desproteção”. Sua dependência de nós, os adultos; que, atordoados, procuramos a forma mais delicada de pô-los nos braços. Demorei a pegar no colo o meu filho. Morria de medo de machuca-lo com meu sem jeito. Trocava as fraldas, dava mamadeira, deitava do lado até ele dormir; mas colo?! Só depois de uma semana! A minha filha peguei com alguns minutos de vida, enquanto o médico preenchia uma papelada sobre a mesa na maternidade. “Segura aí e não deixa ela cair!” - ordenou me passando o pacotinho de pano recém chegado ao mundo.



Sempre ficava olhando curioso as mãos e os pés dos dois. Aquelas mãozinhas que pareciam de brinquedo, sempre molhadinhas de suor e com um "emezinho" desenhado nas palmas e umas covinhas gordinhas no início dos dedos. E os pés com os dedos bem miúdos escondidos às vezes por sapatos de lã.



Eles foram crescendo, e a medida que conseguiam dominar seus movimentos, espertamente pegavam a chupeta, o mordedor e a chuquinha com água. Mamadeira era coisa para "profissionais tarimbados": só depois do sexto, sétimo mês! Nas noites com as cólicas amenizadas parcialmente por funchicória, o choro desesperado os fazia apertar os dedos com força e esticar os pezinhos em contrações acompanhadas pelo berro de bebê que despertava a vizinhança.





Agora as mãos são maiores e os pés já nos acompanham. Isso é bom. Bom demais! Hoje durante o dia, estava olhando para as mãos e os pés deles. Crianças crescem. Os pais não.


Ainda vem aquela sensação de proteção a ambos que parece que só eu sinto e ao mesmo tempo tenho certeza que não é só minha.  Esse sentimento existe há milênios. Até os bichos sentem isso. Nós, que podemos dar sentido e alguma razão a esse sentimento, chamamos de amor paterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!