quinta-feira, 17 de julho de 2014

VAMOS ESTUDAR ?!

VOCÊ TAMBÉM PODE OUVIR: "VAMOS ESTUDAR?!" 

Uns quinze, ou talvez vinte anos nos separem de um planeta que dissemina a informação através da Internet, daquele que existia na leitura das folhas de uma revista ou de um jornal. Vi na TV que em Amsterdã eles estão quase acabando. Quase não existem mais.

Em contrapartida, percebemos que a TI serviu para tornar as coisas mais próximas; e mais do que tudo, tornar mais próximo o conhecimento.

Tempos atrás eu acordava cedo para ir à aula, pegava um ônibus, o metrô, ou caminhava um bocado com meus livros e caderninhos na mochilinha surrada e rabiscada de todos os dias. Hoje, meu filho ainda carrega muito peso, com um montão de livros e cadernos para lá e para cá. Acho que o peso é proporcional ao preço que pagamos todo ano pelo material escolar!

No primário -  hoje é chamado de ensino fundamental - sempre tive bons professores. Mas muitas vezes eu sentia muita falta de mais informações. Aquelas perguntas sem respostas que sempre fugiam ao programa de aula. O tempo era curto e as salas de aula sempre muito cheias.

Eu saia dali atrás de jornais e revistas; atrás de enciclopédias de capa dura; atrás de sebos e seus livros usados; e aproveitava também um bocado de livros que eu tinha em casa, para tentar matar minha curiosidade. Foi minha época preferida! Meu estímulo para saber mais. Acho inclusive que lia muita coisa antes do tempo. Coisas que seriam importantes serem lidas quando fosse eu fosse mais maduro. Mas isso é papo para outro post.

Voltando: ainda bem que os tempos são outros e estas informações estão ao meu alcance. Minha coluna vertebral agradece não ter que carregar mais tantos livros - dá para carregar muita coisa num pen drive, num dispositivo móvel qualquer ou deixa-los nas nuvens, não é ?!

Mas nada me traz mais satisfação do que a possibilidade de adquirir conhecimento onde eu estiver.

Adoro o contato com pessoas, mas essa vida corrida, os engarrafamentos, a falta de mobilidade urbana - para citar um termo recorrente em épocas de eventos esportivos – e, sobretudo, o custo, muitas vezes tiram o estímulo de quem precisa ganhar tempo. É bom lembrar que mesmo nos ambiente virtuais  é possível a interação. Para quem sente um pouco de dificuldade de aprender sem ouvir alguém explicando a matéria, existem os webnars dentro da modalidade de Ensino à Distância.

Hoje parei para escrever um pouquinho. Estou fazendo três cursos à distância (sim , planejando o tempo, dá para manter o foco) aproveitando um sabático forçoso mas certamente, muito bem aproveitado. Tem vezes que a preguiça me abraça, é bem verdade. Mas, xô ! Sai pra lá !! Essa conversa toda é também para espantar um pouco da moleza !

Sinto falta das aulas presenciais, claro ! Mas é possível aprimoramento pessoal e profissional mesmo sem estar no dia a dia de uma sala de aula.

Então, meus queridos, aproveitem seu tempo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!