domingo, 24 de agosto de 2014

OS COMEDORES DE CRIANCINHAS


CLIQUE AQUI E VOCÊ TAMBÉM PODE OUVIR: OS COMEDORES DE CRIANCINHAS 

Lembro de uma charge do Millôr Fernandes, que vi quando moleque, que comunistas eram comedores de criancinhas. Se dissesse isso hoje o contexto canibal sumiria e seriam chamados de pedófilos. 

Vi um post sobre a aproximação ideológica da candidata Marina Silva ao PT ou a posições comunistas. Achei uma imagem meio antiquada para ser observada no décimo quinto ano do século 21. Fiz um comentário sobre o assunto e o conteúdo que segue é o que escrevi no post, com algumas alterações e inserções. Cada um tem direito a dar sua opinião sobre qualquer assunto. Aqui, neste humilde bloguinho, exerço o meu.

Essa discussão sobre ideologias não cabe no cenário político atual. Não há mais guerra fria. A União Soviética foi para o saco e o que sobrou foram países desintegrados e um "líder" homofóbico bem capitalista apoiado pela máfia russa e pelo exército de seu pais. Cuba? Só serve para desvio de dinheiro público do PT - chega a ser risível seu "socialismo oligárquico" - só lamento por seu povo que aparentemente vive ainda no século passado. E a China? Vá em qualquer loja de  1,99 (será que elas ainda existem?! Ah, vocês entenderam!) na esquina e tire suas conclusões. 

Nossa economia é de mercado e globalizada. A possibilidade de uma ditadura comunista nas Terras de Santa Cruz tem a mesma probabilidade que a queda do asteroide que lemos nas manchetes da semana passada. Não há qualquer teor ideológico nesta campanha, que já não tenhamos visto em eleições anteriores. Todos os partidos são absolutamente iguais e seus discursos se adequam ao que o seu "público" quer ouvir. Reparem no candidato a presidente que parece o vendedor da Tekpix. Ele olha diretamente para câmera olhando para o eleitor imaginário e esquecendo de seu interlocutor e sorrindo sempre que as lentes se aproximam para o "close perfeito". Credibilidade zero.


Por mais que hipoteticamente se force a barra para criar no imaginário eleitoral a República Bolivariana de Pindorama, estas terras não se adequam as ditaduras populistas disfarçadas como as de Venezuela e Equador. As corporações e conchavos por aqui, são muito mais fortes que a panaceia chavista. E sinceramente, neste caso, ainda bem !!

As aspirações políticas até então polarizadas em PT e PSDB, sofrem com a chamada terceira via. Marina Silva pode ser, no máximo, utópica. Creio que tenha a força dos votos, suficientes para vencer o PT, no caso de um 2o turno - diferentemente de Aécio, que encalhou com suas câmeras portáteis - e sofrerá imensa dificuldade na governabilidade, pois sua base é pequena e seu atual partido reticente quanto sua candidatura. Cairá, como qualquer um dos possíveis vencedores, nas mãos do PMDB, que é de verdade quem manda e desmanda no país. Não há governo sem o PMDB; de esquerda, direita, centro, nas alturas ou profundezas. Não espero muito; continuaremos na mesma.


Sobre o comunismo de Marina e Dilma, lembrei de uma piada que se falava há duas décadas: "comunismo ou socialismo é uma gripe que dá na puberdade, depois os adolescentes crescem, e volta tudo ao normal..." Vide a atual postura "neoliberal" de ocasião PT. Aliás comer criancinhas não dá voto, seja qual for o contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou ?

Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto !!! É bom saber o que você pensa !!